Sobre o CDC


Histórico da ACM

A Associação Cristã de Moços de Brasília foi fundada em 1965, em uma sede provisória, iniciou sua captação de recursos para construção de uma sede própria. Durante 10 anos, desenvolveu atividades em locais alugados e cedidos. Em 1975 começou a funcionar em sua sede própria, situada em uma das principais avenidas da cidade, com a determinação de seguir e propagar o lema: “alma, corpo e mente” em desenvolvimento. Prestamos serviços nas áreas de apoio ao desenvolvimento da escolaridade, atividade física, cultural, lazer e melhor qualidade de vida.

O departamento de desenvolvimento social é responsável pelo planejamento e execução de projetos e programas de proteção social básica, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidades ou risco social e pessoal, de forma continuada e permanente, nos termos da Lei n° 8.742, de 07 de dezembro de 1993, e Resolução CNAS n° 109, de 11 de novembro de 2009.

Histórico do CDC

O Centro de Desenvolvimento Comunitário de Sobradinho - CDC foi inaugurado no dia 02 de setembro de 2005 em comemoração aos 40 anos da Associação Cristã de Moço de Brasília. A proposta da ACM é descentralizar suas ações assistenciais para as demais regiões administrativas, facilitando a participação da população de baixa renda. O Centro de Desenvolvimento Comunitário vem desenvolvendo um trabalho de grande relevância para comunidade de Sobradinho, através de atividades realizadas para o público alvo no horário oposto ao turno escolar, evitando assim que crianças e adolescentes fiquem sozinhas em casa ou pelas ruas em situação de risco e vulnerabilidade.

Descrição do Serviço

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos: atividades socieducativas no contra-turno escolar, oferecendo alimentação, higiene pessoal, reforço escolar, aulas de informática, atividades físicas e desportivas, atendimento social, com a finalidade de retirar as crianças e adolescentes das atividades laborais perigosas, insalubres e degradantes, e que coloquem em risco a saúde física e mental das mesmas. Desenvolvimento do protagonismo, cidadania e da autonomia das crianças e adolescentes constituindo espaço de convivência. O trabalho educativo do CDC propõe compor junto à família um conjunto de ações que possibilitem a educação plena, integral e capaz de transformar o potencial das crianças em competências.

Serviço de Proteção e Atendimento a Família: atendimento psicossocial com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos, contribuir na melhoria de sua qualidade de vida, quando necessário, encaminhar para rede de atendimento setoriais.

Realização de visitas domiciliares.

O atendimento social incluiu: encaminhamentos; estudo de caso; avaliação das necessidades do usuário; acompanhamento de crianças, adolescentes e seus familiares com reuniões periódicas; atenção e orientação ao público em geral, com demanda freqüente de atendimento; e, inclusão dos usuários nos projetos sociais, de ação social, desenvolvidos pelo departamento.